Os tapetes para sala e quarto dão um requinte diferente para o ambiente, é uma decoração a mais, onde chama a atenção tanto da dona de casa quanto de visitas que chegam ao local.
Podem ser usados em sala de jantar quanto em sala convencional, sala de estar,quartos,halls e corredores.Podem ser encontrados em vários modelos, formatos, cores e medidas para atender sua necessidade.
É importante escolher um tapete que complemente a decoração de sua casa, e principalmente da sala na qual irá utilizar a peça.O tapete deve estar em harmonia tendo um equilíbrio no ambiente.
Uma dica importante é avaliar o espaço em que irá utilizar o tapete, qual tipo de decoração e o modelos que mais se adequam com o tamanho do cômodo ,propiciando a harmonia decorativa como um todo.
O bom gosto para os tapetes é um requisito fundamental, procure sempre combinar com os demais elementos da sala,como por exemplo:cortinas,sofás e os demais acessórios do ambiente,sendo original na sua escolha.
Os profissionais aconselham um modelo que tenha no mínimo a largura do sofá e entre embaixo do móvel – mais ou menos até a metade. Assim, as duas peças parecem estar num mesmo plano, eliminando a confusão visual de piso, tapete e sofá.
Em um ambiente grande, fica chique usar um tapete que abrigue todos os móveis.Os tapetes delimitam os ambientes e quando existe um tapete na sala de estar, a tendência das pessoas é ficar na área demarcada por ele.O importante é que o tamanho do tapete – seja ele neutro,colorido,listrado, estampado ou liso – esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço,pois é o tapete que o demarcará.
Tapetes redondos são mais difíceis de usar. Eles atraem quem se identifica com o estilo moderno.O ideal seria utilizá-los em ambientes contemporâneos, às vezes, até descentralizado em relação ao ambiente. Eles ficam bem em livings, salas de TV e escritórios.

 

Qual o tamanho ideal para um tapete que ficará sob a mesa de jantar?
O ideal é cada borda ter 1 metro a mais do que a área ocupada pela mesa. Você precisa ter espaço para arrastar as cadeiras sem que elas enrosquem no tapete ou fiquem fora dele quando estiverem em uso.Exemplo: se a mesa tiver 1,50 x 1,50 m, o tapete deverá ter 2,50 x 2,50 m. Caso não seja possível utilizar esta medida no espaço,então o mínimo seria 70 cm de sobra para cada lado. Quanto aos contornos do modelo, os profissionais levam em conta o formato da mesa.Alguns arquitetos preferem tapetes quadrados combinados com tampos redondos e quadrados. Já os retangulares se harmonizam melhor com móveis retangulares e ovais. Outro detalhe importante: para se prevenir contra manchas, prefira materiais resistentes a limpezas constantes e lavagens ,como os de 100% polipropileno ou nylon.

 

Como usar tapete nos quartos?
Em ambientes com piso de madeira, cerâmica ou pedra, a solução mais interessante é colocar um tapete retangular no sentido contrário ao da cama, de forma que ele fique sobrando nas laterais e na frente .Outra versão elegante ,seria a dos três tapetinhos que circundam a cama. Nos quartos com carpete, os especialistas recomendam não colocar tapete, pois o revestimento já cumpre a função de aconchego.
E na sala de estar, jantar, sala de TV… Como combinar tapetes de ambientes próximos?
Eles não precisam – e nem devem – ser iguais.Busque um denominador comum entre os modelo e que harmonize os ambientes: pode ser a cor, a textura, uma estampa ou até a moldura de acabamento. Quanto à distância entre eles, é preciso estudar caso a caso.Vai depender da disposição dos móveis.Com bom senso, pode-se mesclar até três estilos diferentes de tapete. Outra tendência forte é trabalhar com peças de mesmo tom, mas com tramas de alturas variadas. O resultado é uma composição harmônica, com um movimento visual bem agradável.Os tapetes de pêlos altos agradam em locais onde as pessoas ficam descalças, como o home theater e o quarto. Em espaços de decoração mais austera, é preferível usar tapetes baixos.